Páginas

29.11.10

Selo de eficiência energética para Imóveis

Um selo de eficiência semelhante àquele que indica o consumo de energia elétrica dos eletrodomésticos começa a ser aplicado na construção civil.
Pra incentivar construções que economizem energia, o Inmetro criou um selo de classificação com cinco categorias em ordem alfabética: Letra ‘E’ para os imóveis menos econômicos até a letra ‘A’ para os mais econômicos, como um edifício comercial em Belo Horizonte.
Janelas amplas permitem a entrada da luz do sol, gramado nas lajes diminui a absorção de calor e reduz o uso do ar condicionado, elevador inteligente: quando alguém aciona, só o que está mais próximo é que se movimenta.
Um detalhe pode fazer muita diferença, como a cor do imóvel, por exemplo. O teto e paredes brancas, móveis e o piso claros já proporcionaram uma economia de 25% no consumo de energia elétrica.
A mudança foi feita quando o edifício estava sendo projetado, mas imóveis prontos também podem ser classificados.
Para se conseguir o selo, são avaliados três itens: cor e material dos revestimentos, sistemas de iluminação e condicionamento de ar. Os critérios variam de acordo com a finalidade do imóvel. Nos residenciais, o tipo de aquecimento da água vai pesar muito: se usa energia solar, por exemplo, o imóvel é mais eficiente do que os que aquecem a água com energia elétrica.
O objetivo é que o selo se torne uma referência para o consumidor, como aquele dos eletrodomésticos.

Veja a reportagem na íntegra!
 fonte: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2010/11/novo-selo-de-eficiencia-incentiva-construcoes-que-economizem-energia.html

OUTROS SELOS:

Processo Aqua

O Processo AQUA é um Processo de Gestão Total do Projeto para obter a Alta Qualidade Ambiental do seu Empreendimento de Construção.

Essa qualidade é demonstrada para seus clientes, investidores e demais partes interessadas por meio da certificação.
A certificação e a marca Processo AQUA são concedidas pela Fundação Vanzolini, com base em auditorias presenciais independentes.

Saiba mais... fonte: http://www.processoaqua.com.br/
 
 
Certificação LEED
 
LEED significa ‘‘Liderança em Energia e Design Ambiental’’. Um programa de certificação para construção de edifícios de alto desempenho ecológico.

Algumas características do imóvel, avaliadas pelo sela certificação LEED, são a iluminação natural favorecendo a redução do uso da energia elétrica, o reúso de águas servidas, materiais de construção reciclados e a coleta e aproveitamento da água da chuva.

Saiba mais... fonte: http://www.leed.net/
-----------------------------------
Soluções Renováveis a favor do meio ambiente!


26.11.10

Redes Sociais

Agora estamos também no Twitter e Facebook!
Visite, comente, participe!
Soluções Renováveis a favor do meio ambiente!


25.11.10

+ 1 solução renovável - HúmusGreen

O Húmus Green é um sistema vivo, balanceado e auto-regulável. Uma solução simples e prática para a destinação adequada do lixo orgânico caseiro, que gera um fertilizante natural para as plantas de jardim. Diversão garantida para toda família.

Soluções Renováveis a favor do meio ambiente!


24.11.10

Thermogreen no Orkut

Estamos também no Orkut. Mais um canal de comunicação com nossos clientes e fornecedores. Entre e nos add!

Soluções Renováveis a favor do meio ambiente!




24 de novembro - Dia do Rio

Os rios são de grande importância para a vida nos mais variados ecossistemas.
O Dia do Rio é comemorado em 24 de novembro, assim como o Dia Mundial da Água é comemorado no Dia 22 de março - estas datas foram instituídas devido a grande preocupação com a escassez da água, assim como a preservação e proteção dos recursos naturais.
Proteção - Os rios são de grande importância para a vida nos mais variados ecossistemas. A vegetação existente nas margens de rios denomina-se de Mata Ciliar (ou Mata de Galeria, ou Floresta Ripária). É de vital importância preservarmos a mata ciliar, pois a mesma evita o processo de erosão do solo, já que parte da água que escoa das chuvas é retida pelas raízes dessa vegetação.
Potencial - Recursos Hídricos - O Brasil possui a maior disponibilidade hídrica do planeta, ou seja, 13,8% do deflúvio médio mundial. Há três grandes unidades hidrográficas: Amazonas, São Francisco e Paraná, onde estão concentradas cerca de 80% da produção hídrica do país. Estas bacias cobrem cerca de 72% do território brasileiro, destacando-se a Bacia Amazônica, que possui cerca de 60% da superfície do País.
Transporte e Economia - Hidrovias: A navegação fluvial no Brasil está numa posição inferior em relação aos outros sistemas de transportes. É o sistema de menor participação no transporte de mercadoria no Brasil. Entre as principais hidrovias brasileiras, destacam-se duas: Hidrovia Tietê-Paraná e a Hidrovia Taguari-Guaíba. Hidrovias e Portos da Amazônia Legal.
Hidrelétricas - A Rede Hidrometeorológica Nacional, conforme dados da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL, é composta hoje por 5.138 estações, das quais 2.234 pluviométricas, 1.874 fluviométricas e 1.030 de outros tipos, como sedimentométricas, telemétricas, de qualidade das águas, evaporimétricas e climatológicas. A energia elétrica/hídrica atende a cerca de 92% dos domicílios no país. A produção de energia é realizada por usinas hidrelétricas e termoelétricas, sendo que as usinas hidrelétricas respondem, por cerca de 97% da energia elétrica gerada, sendo que no Brasil, destaca-se a Usina Hidrelétrica de Itaipu, uma das maiores do mundo.
Biodiversidade - Nos rios habitam milhares de espécies da fauna e da flora, e uma grande diversidade de peixes e outros organismos. O Pantanal Matogrossense é um grande ecossistema formado por rios e que abriga inúmeras espécies aquáticas de peixes, aves, répteis, mamíferos e milhares de invertebrados, apresentando um dos mais belos espetáculos da natureza.
Poluição - Atualmente, com a grande industrialização e o forte crescimento de centros urbanos, os rios estão sendo cada vez mais poluídos, através dos esgotos que são despejados diretamente neles, através de despejos químicos de grandes indústrias, ou até mesmo das populações que moram em seus entornos, jogando resíduos e outros detritos que alteram a qualidade e a composição da água, assim prejudicando todos os organismos que dele necessitam.
Fonte: http://ambientes.ambientebrasil.com.br/agua/artigos_agua_doce/dia_do_rio.html

Ajude a cuidar das nossas nascentes e rios.
Economize água com o sistema de captação e aproveitamento da água da chuva.
Faça sua parte. A natureza agradece!