Páginas

29.11.10

Selo de eficiência energética para Imóveis

Um selo de eficiência semelhante àquele que indica o consumo de energia elétrica dos eletrodomésticos começa a ser aplicado na construção civil.
Pra incentivar construções que economizem energia, o Inmetro criou um selo de classificação com cinco categorias em ordem alfabética: Letra ‘E’ para os imóveis menos econômicos até a letra ‘A’ para os mais econômicos, como um edifício comercial em Belo Horizonte.
Janelas amplas permitem a entrada da luz do sol, gramado nas lajes diminui a absorção de calor e reduz o uso do ar condicionado, elevador inteligente: quando alguém aciona, só o que está mais próximo é que se movimenta.
Um detalhe pode fazer muita diferença, como a cor do imóvel, por exemplo. O teto e paredes brancas, móveis e o piso claros já proporcionaram uma economia de 25% no consumo de energia elétrica.
A mudança foi feita quando o edifício estava sendo projetado, mas imóveis prontos também podem ser classificados.
Para se conseguir o selo, são avaliados três itens: cor e material dos revestimentos, sistemas de iluminação e condicionamento de ar. Os critérios variam de acordo com a finalidade do imóvel. Nos residenciais, o tipo de aquecimento da água vai pesar muito: se usa energia solar, por exemplo, o imóvel é mais eficiente do que os que aquecem a água com energia elétrica.
O objetivo é que o selo se torne uma referência para o consumidor, como aquele dos eletrodomésticos.

Veja a reportagem na íntegra!
 fonte: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2010/11/novo-selo-de-eficiencia-incentiva-construcoes-que-economizem-energia.html

OUTROS SELOS:

Processo Aqua

O Processo AQUA é um Processo de Gestão Total do Projeto para obter a Alta Qualidade Ambiental do seu Empreendimento de Construção.

Essa qualidade é demonstrada para seus clientes, investidores e demais partes interessadas por meio da certificação.
A certificação e a marca Processo AQUA são concedidas pela Fundação Vanzolini, com base em auditorias presenciais independentes.

Saiba mais... fonte: http://www.processoaqua.com.br/
 
 
Certificação LEED
 
LEED significa ‘‘Liderança em Energia e Design Ambiental’’. Um programa de certificação para construção de edifícios de alto desempenho ecológico.

Algumas características do imóvel, avaliadas pelo sela certificação LEED, são a iluminação natural favorecendo a redução do uso da energia elétrica, o reúso de águas servidas, materiais de construção reciclados e a coleta e aproveitamento da água da chuva.

Saiba mais... fonte: http://www.leed.net/
-----------------------------------
Soluções Renováveis a favor do meio ambiente!


Nenhum comentário: